PEÇAS DE AUTOMÓVEIS QUE VOCÊ NÃO PODE FICAR SEM CONHECER!



PEÇAS DE AUTOMÓVEIS QUE VOCÊ NÃO PODE FICAR SEM CONHECER!




Ao levar o carro para fazer uma revisão ou manutenção, conhecer alguns componentes é fundamental para não ser enganado. Você não precisa ser um especialista, mas aprender sobre algumas peças de automóveis é uma forma de garantir que o seu veículo esteja sempre em ordem e sem complicações.

Preparamos este texto para que você conheça as principais peças de automóveis, aprenda suas funções e o porquê de serem tão importantes para o bom funcionamento de um veículo.

CAIXA DE CÂMBIO

A caixa de câmbio é um dos componentes mais importantes do sistema de transmissão e sua função é controlar a força e a velocidade do veículo, além de mudar o sentido do movimento das rodas. Fica localizada próxima ao motor, normalmente abaixo da alavanca seletora de marchas.

Existem vários modelos, desde os mais simples — como o câmbio manual — até os mais complexos — como a Transmissão Continuamente Variável (CVT). A sua vida útil depende muito do tipo de câmbio, sendo que, em média, ele pode durar mais de 100 mil quilômetros rodados.

Recomenda-se que seja feita uma verificação entre 40 e 60 mil quilômetros, e o óleo sempre seja analisado. É sempre bom checar no manual do automóvel quais são os prazos para revisão e substituição de peças, pois, isso varia bastante conforme o modelo e montadora.

SUSPENSÃO

Outro sistema muito importante em um veículo é a suspensão, composta por itens como amortecedor, balança, molas e pivôs, entre outros. Por sofrerem muito com impactos causados por imperfeições no asfalto, são mais suscetíveis a quebras, e as revisões têm de ser mais constantes — a cada 10 mil quilômetros.

A suspensão está diretamente ligada à segurança ao dirigir e a sua manutenção sempre deve ser feita por um profissional. Assim como no caso da caixa de câmbio, verifique no manual do veículo quais são os prazos para revisão e não troque peças sem conhecimento, afinal, alguns problemas podem ser resultado de falhas em vários componentes — como pneus, caixa de direção e rodas.

BOMBA DE COMBUSTÍVEL

A bomba de combustível é responsável por levar o material até o motor e, nos veículos equipados com injeção eletrônica, são elétricas. Normalmente, ela fica localizada dentro do tanque e é preciso tomar muito cuidado com esse componente, pois um diagnóstico incorreto pode levar a muitos gastos sem que o problema seja resolvido.

Se o carro começar a engasgar, por exemplo, pode ser uma falha nos bicos injetores, combustível de má qualidade, entupimento dos canais entre tanque e motor, além de vários outros motivos. Não troque esse componente a menos que tenha certeza de que o problema é realmente nele, afinal, essa é uma peça que dificilmente apresenta problemas.

BOMBA D’ÁGUA

Outra bomba muito importante em um veículo é a de água, cuja função é circular o líquido que refrigera o motor. Em caso de problemas no componente, o resultado pode ser um motor fundido. Porém, a obstrução de uma mangueira também pode elevar a temperatura do propulsor e causar sua quebra. Por isso, não troque nada sem ter certeza!

Assim como no caso da bomba de combustível, é preciso fazer uma avaliação e verificar se realmente o componente está com problema e, só após isso, realizar a troca se necessário. Essa peça fica normalmente próxima ao radiador e costuma ser bem durável.

VELAS DE IGNIÇÃO

Por fim, temos as velas de ignição, que têm a função de gerar a centelha para a queima do combustível e ficam no bloco do motor. A troca deve ser feita entre 40 e 50 mil quilômetros rodados, mas recomenda-se uma revisão a cada 10 mil. Embora seja relativamente barata, a substituição deve ser feita somente quando necessária, pois, em muitos casos, apenas uma limpeza basta.

Agora que você já conhece as principais peças de automóveis, a possibilidade de ser enganado por maus mecânicos diminuiu bastante. Contudo, se um profissional qualificado indicar que uma troca é necessária, faça, afinal, é a sua segurança que está em jogo.

Adicione um comentário


Outros Comentários


Seja o primeiro a comentar


Central de Atendimento Matriz (49) 3202.3202

Santa Catarina

Matriz (Joaçaba): (49) 3202.3202 / 3551.0900
Chapecó: (49) 3311.1999
Criciúma: (48) 3443.0444
Concórdia: (49) 3442.7777
São Miguel do Oeste: (49) 3631.7100
Florianópolis: (48) 3722.1000
Joinville: (47) 2105.1999
Lages: (49) 2101.1999

Paraná

Toledo: (45) 3421.1100
Francisco Beltrão: (46) 3211.7878

Rio Grande do Sul

Caxias do Sul: (54) 3534.5000
Passo Fundo: (54) 3210.2222
Santo Ângelo: (55) 3312.3300