Garantia

Fluxrogramade garantia

POLÍTICA DE GARANTIAS SCHERER


A política de garantias da Scherer leva em consideração toda a logística e política de cada fornecedor, para responder em menor tempo possível a reclamação dos nossos clientes.

COMO PROCEDER NO ENVIO DE MERCADORIA EM GARANTIA:


  • Enviar a mercadoria como garantia, apenas quando a peça for aplicada e apresentar problemas;
  • A NF do envio da peça em garantia para a Scherer deve utilizar o "CFOP 5949 para dentro do estado" ou "6949 para outro estado", (Naturezas de operação "Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado") e informar nos dados adicionais o número da Nota Fiscal de Origem (compra da empresa Scherer);
  • Junto com a sua Nota Fiscal de Garantia para a empresa Scherer S.A., para envio e junto com a peça para análise de garantia, deve ser enviado a Solicitação de Garantia Scherer, o Certificado do Fabricante preenchido e a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Final.

O Certificado do Fabricante deve ser preenchido no momento da entrega do veículo ao Consumidor Final e a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Final, são documentos exigidos pelo Fabricante, a falta de um destes documentos, ocasionará na improcedência da garantia por falta de documentação. O preenchimento do Certificado do Fabricante é obrigação do Aplicador e não do Distribuidor.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), para ter direito à garantia do produto, é necessário que o consumidor apresente o Certificado do Fabricante e a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Final devidamente preenchido e dentro do prazo de garantia estabelecido. O preenchimento dos Certificados deve ser legível de fácil entendimento, esse é o 1° item de verificação para análise do produto.

RETORNO DA SOLICITAÇÃO DE GARANTIA:

O retorno da garantia pela empresa Scherer S.A. será realizado através de uma Nota Fiscal de Retorno de Garantia CFOP 5949 ou 6949. O envio poderá ser de uma peça nova (procedente) ou o retorno da mesma peça cujo garantia foi negada (improcedente).

Caracteriza-se como garantia procedente, toda peça que após análise do fabricante, identificar que apresenta falhas ou alterações de suas funções, provocadas exclusivamente pelo defeito de fabricação, estando elas dentro do prazo de garantia e com a documentação correta.

Para os casos de garantia procedente, se o cliente optar em não ficar com a nova peça, ele poderá emitir uma Nota Fiscal de Devolução simples (CFOP 5411) ou (CFOP 6411) e enviar para à empresa Scherer S.A., que concederá o crédito ao cliente com desconto em suas futuras compras.

Considera-se garantia improcedente, nos casos em que a peça foi aplicada indevidamente, uso incorreto, alteração das características do produto, falta de componentes, documentação incompleta ou ilegível, estar fora do prazo de garantia, entre outros. O retorno ao cliente da peça improcedente acompanhará o laudo produzido pelo fabricante.

Caso verificado antes da aplicação da peça no veículo, algum defeito com a peça, favor entrar em contato com o vendedor da Scherer que lhe atendeu, pois se trata de devolução simples e não garantia.