Garantia

Processo normal de venda

Fornecedor vende para a Scherer

Scherer Autopeças vende para a mecânica

Mecânica vende para o cliente final

Fábrica
Scherer
Macaco
Carro

Cliente Final utiliza o veículo e constata defeito na peça

Processo de garantia

A Scherer faz todo o processo burocrático exigido por cada fornecedor e encaminha para análise na fábrica

Mecânico entra em contato com a Scherer e informa que tem uma garantia para enviar.

Acesse aqui detalhes sobre essa solicitação.

Cliente Final volta para a Mecânica

Retorno

Fábrica faz o retorno para a Scherer após análise sendo ele procedente ou improcedente

Cliente

A Scherer fará o retorno ao cliente conforme:

  • A reclamação do cliente é PROCEDENTE, faremos uma NF de remessa de retorno de garantia com o CFOP 5949 ou 6949 com uma peça nova.
  • Se a reclamação do cliente é IMPROCEDENTE, a peça retorna para o cliente, com uma NF de remessa com laudo emitido pelo fabricante.

Procedimentos Logísticos de Garantia

A Scherer S.A. tem como política oferecer auxílio aos seus clientes no processo de acionamento da garantia das peças que comercializa, considerando a logística e as diretrizes de cada fabricante, com o objetivo de garantir que a resposta às reclamações aconteça no menor tempo possível.

Não realizamos a análise ou a emissão de laudos das peças. Nosso papel se limita ao processo logístico e burocrático, enquanto a avaliação e a emissão de laudo são responsabilidades do fabricante.


Procedimentos Logísticos para Envio de Mercadorias dos Fornecedores

Envio de Mercadorias em Garantia

A Nota Fiscal (NF) de envio da peça em garantia para a Scherer S.A. deve ser emitida com o CFOP 5949 (para operações dentro do estado) ou CFOP 6949 (para operações entre estados), ambos correspondentes à natureza de operação "Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado". Além disso, deve-se incluir nos dados adicionais o número da Nota Fiscal (NF) de Origem, correspondente à compra realizada junto à Scherer S.A.

O correto preenchimento e a observância das orientações fiscais são importantes para assegurar que a operação de envio da peça em garantia esteja em conformidade com a legislação vigente. A vinculação da Nota Fiscal (NF) de Envio à Nota Fiscal (NF) de Origem garante a rastreabilidade e o controle adequado das mercadorias.

Além disso, é obrigatório enviar, juntamente com a Nota Fiscal de Garantia, os seguintes documentos:

  1. Formulário de Logística de Garantia Scherer S.A. devidamente preenchido;
  2. Certificado de Garantia fornecido pelo fabricante;
  3. Nota Fiscal (NF) de Venda ao Consumidor Final.

O Certificado de Garantia fornecido pelo fabricante acompanha a peça ou está presente na embalagem e deve ser preenchido no momento da entrega do veículo ao Consumidor Final, juntamente com a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Final. Esses documentos são exigidos pelo fabricante. Ressalta-se que o preenchimento do Certificado de Garantia é responsabilidade do cliente e não do distribuidor, caso necessário.

Essa exigência decorre do disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece que, para ter direito à garantia do produto, o consumidor deve apresentar o Certificado de Garantia do Fabricante e a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Final, ambos devidamente preenchidos e dentro do prazo de validade da garantia.

O preenchimento do certificado deve ser legível e de fácil entendimento, pois é o primeiro item a ser verificado na análise do produto. É importante também observar o prazo de garantia estabelecido por cada fabricante, uma vez que esse critério é determinante para a validação da garantia.


Retorno da Solicitação de Garantia

O retorno logístico da peça em garantia pela Scherer S.A. será realizado por meio de uma Nota Fiscal (NF) de Retorno de Garantia, com CFOP 5949 ou 6949. Caso a garantia seja procedente (aprovada), uma peça nova será entregue ao consumidor e caso a garantia seja improcedente (negada), a mesma peça será devolvida ao consumidor.

Considera-se como garantia procedente toda peça que, após avaliação do fabricante, apresentar vícios, nos termos do art. 18 do CDC.

Nos casos em que o fabricante considerar a garantia procedente, caso o consumidor opte por não receber a peça nova, poderá emitir uma Nota Fiscal (NF) de Devolução para a Scherer S.A., que lhe concederá o crédito, aplicando-se um desconto em uma futura compra ou, conforme o caso, por outro meio acordado entre as partes. Para dar seguimento ao processo de devolução, é necessário acessar o link “Devoluções”.

O retorno da peça improcedente ao consumidor será acompanhado do laudo elaborado pelo fabricante. Para dúvidas ou esclarecimentos, o consumidor poderá contatar o fabricante, utilizando o telefone disponível no documento, ou, caso necessário, poderá contatar a filial que o atendeu.


Não se Trata de Garantia

Caso seja identificado algum defeito na peça antes da instalação ou troca no veículo, o consumidor deve contatar o vendedor da Scherer S.A. que o atendeu, pois, essa situação configura uma devolução simples, e não o acionamento de garantia.

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