Missão

Missão

Desenvolver parcerias de valor com excelência nos produtos e serviços, respeitando as pessoas e proporcionando sustentabilidade ao negócio.

Visão

Visão

Ser reconhecido como o melhor distribuidor de autopeças do Brasil e ser líder de mercado nos estados do sul até 2022.

Valores

Valores

Humildade: agir com simplicidade ao assumir nossas responsabilidades com as pessoas;

Respeito: valorizar, tratar com igualdade e empatia todas as pessoas.

Ética: preservar a integridade moral e social nas relações entre parcerias institucionais e colaboradores (internos e externos).

Agilidade: manter a presteza, qualidade, excelência e inovação nos processos;

Sustentabilidade: garantir a perenidade da empresa e suas partes interessadas.

Comprometimento: comprometer-se com o trabalho é parte do nosso sucesso.

Trabalho em equipe: valorizar o trabalho em equipe e confiar que desta forma atingem-se os melhores resultados.

Alegria: acreditar que a harmonia e o bom humor são fundamentais para a construção de um bom ambiente de trabalho.

Nossa História

1963 - Nasce a Scherer Autopeças

Com o falecimento de João Arnaldo Scherer em janeiro desse ano, a empresa SGANZERLA & SCHERER foi dissolvida. No dia 10 de dezembro do mesmo ano, por iniciativa de seu filho Jayme Scherer, é fundada outra sociedade com o nome de SGANZERLA, SCHERER & CIA. Essa sociedade formada por Albino Sganzerla, Jayme Scherer e Armandio Rech, passou a dedicar-se ao comércio de peças e acessórios para automóveis e caminhões multimarcas.

1969 - Experiência com a concessão Chrysler

Nesse ano a SGANZERLA, SCHERER & CIA. foi nomeada como concessionária Chrysler, para revenda dos caminhões Dodge e dos automóveis Dodge Dart.
Para compor uma administração mais compatível com a nova realidade, foi admitido como sócio o sr. Ruy Keller, cunhado de Jayme Scherer, e investido nas funções de gerente de assistência técnica.
A concessão Chrysler durou até 1973, quando foram encerradas as atividades de revenda de veículos, e a empresa passou a dedicar-se somente com a venda de peças automotivas.

1976 - Novos Parceiros Sociais

Após a saída de dois de seus sócios, Albino Sganzerla e Armandio Rech, uma concentração de esforços e capital dos sócios remanescentes foi intensificada. Jayme Scherer, Ruy Keller, e suas respectivas esposas Mildre B.S. Scherer e Leni Scherer Keller, alteraram a razão social da empresa para SCHERER & CIA. Seus objetivos passam a ser o comércio de autopeças para carros leves e pesados, tanto no varejo como na distribuição por atacado.

1984 - A Era da Consolidação

Com o intuito de acompanhar o desenvolvimento do mercado e de seus negócios, a empresa foi transformada em SCHERER S/A COMÉRCIO DE AUTOPEÇAS. O quadro social foi ampliado com o ingresso dos acionistas Luiz F. Bee e Assir L. de Lucca, Carlos Alberto Scherer, Maria Cristina Scherer e Jacqueline Scherer Caporrino, filhos do Sr. Jayme Scherer. No decorrer desse tempo, as principais marcas de autopeças foram agregadas à distribuição. Por outro lado, a empresa ampliou sua base territorial não somente em Santa Catarina, como também nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, através de representantes comerciais. Iniciou também a criação de sua primeira filial em 1986 em Florianópolis.

1999 - Transição Social

Com as atividades em franca expansão, uma nova reengenharia social e administrativa levou os acionistas Carlos Alberto Scherer, Luiz F. Bee e Assir L. de Lucca à condição de Diretores da empresa. Os antigos diretores, Jayme Scherer e Ruy Keller assumem à presidência e vice-presidência, respectivamente, do Conselho de Administração. Essa alteração na administrativa viabilizou e flexibilizou a maior expansão dos negócios da empresa, além da abertura de novas filiais na região sul do Brasil, dando continuidade ao processo pela filial de Chapecó. Seguiu-se com a aquisição dos ativos da empresa Marcon Autopeças das cidades de Lages e Joinville, a partir desta, houve a cada ano, a instalação das próximas filiais: Criciúma e Concórdia, no Estado de Santa Catarina e Francisco Beltrão, no Estado do Paraná. Perseguindo sua expansão, instalou ainda as filiais de Santo Ângelo, Caxias do Sul, Toledo, Passo Fundo São Miguel d?Oeste, Blumenau, Tubarão, Ingleses, Santa Maria, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Itajaí. Assim, a empresa preparou a sua estrutura para um grande salto de desenvolvimento.

2013 - De Geração em Geração

Com o intuito de envolver seus netos nas lides empresariais, Jayme Scherer cedeu parte de suas ações da empresa a cada um de seus netos: Eduardo Scherer Kalabaide, Andreza Scherer Kalabaide, Ricardo Varela Scherer, Luíza Varela Scherer e Arthur Scherer Caporrino, ampliando dessa forma o quadro de acionistas da empresa. Com a renúncia de um dos diretores, foi eleito novo diretor o advogado neto do fundador, Eduardo Scherer Kalabaide, representante da quarta geração na gestão da empresa.

2017 - Reestruturação Societária

Com a finalidade de consolidação e perenidade da empresa, os acionistas promovem nova reorganização acionária. A empresa deixou de ter pessoas físicas como acionistas para focar suas ações em holdings familiares. Além dessa reestruturação societária, preocupada com o avanço tecnológico dos automóveis, a empresa montou um Centro de Treinamento, o CT, para a qualificação dos aplicadores, através de cursos teóricos e práticos em parceria com seus fornecedores. É a empresa preparada para o SÉCULO XXI.

2019 - Novas Unidades de Negócio

Scherer Agro
Pensando em nossos parceiros do mercado agrícola em abril de 2019, a empresa criou a unidade de negócios SCHERER AGRO, com o objetivo de atuar na distribuição de peças, diante da oportunidade de disponibilizar as melhores marcas para o mercado agrícola. A Scherer Agro atende seus parceiros do agronegócio através da distribuição de peças das melhores marcas disponíveis no mercado. Através dos nossos diferenciais como: estoque, atendimento e logística, a Scherer Agro proporciona diversos benefícios em um só distribuidor.

Scherer Lubrificantes
Em agosto, a Scherer firmou parceria com a Petronas Lubrificantes Brasil (PLB), umas das 10 maiores empresas de lubrificantes do mundo. Essa sinergia disponibilizou para o mercado de Santa Catarina e leste do Paraná, um novo conceito de comercialização e distribuição de lubrificantes, a SCHERER LUBRIFICANTES.

2020 - Instituto Scherer

Perseguindo seus objetivos de preparar a empresa e a rede de aplicadores para o futuro, no segmento dos veículos automotores, a empresa traçou metas de ações para serem desenvolvidas até 2030. Para isso, em parceria com seus principais fornecedores e o Núcleo Estadual de Automecânicas de Santa Catarina (NEA), criou o Instituto Scherer. Um dos principais objetivos do Instituto, é oferecer cursos de especialização em mecânica veicular. Após sua consolidação, se buscará o reconhecimento tanto pelo Conselho Estadual de Educação quanto pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, os aplicadores irão usufruir do conhecimento educacional e de elevação sócio cultural.

Inauguração das Filiais

1985

São José - SC

2001

Chapecó - SC

2002

Lages - SC
Joinville - SC

2003

Içara / Criciúma - SC

2004

Concórdia - SC

2005

Francisco Beltrão - PR

2006

Santo Ângelo - RS

2008

Caxias do Sul - RS

2010

Toledo - PR

2015

Passo fundo - RS

2016

São Miguel do Oeste - SC

2019

Blumenau - SC
Tubarão - SC
Santa Maria - RS
Florianópolis- SC

2020

Ponta Grossa - PR
Itajaí - SC

2021

Rio Do Sul - SC

Em breve

Guarapuava - PR
Mafra - SC
São José dos Pinhais - PR
Londrina - PR