Garantia

POLÍTICA DE GARANTIAS SCHERER


A política de garantias da Scherer possui como objetivo principal, responder em menor tempo possível a reclamação do nosso cliente e como diferencial contamos com a Garantia Expressa, ou seja, a reposição automática da peça em cortesia, em cerca de 80 % de nossos fornecedores;

Cada unidade Scherer possui um responsável por garantias, para intermediar a resolução de problemas da melhor forma possível;

Existem duas formas de garantias:

  • Garantia Expressa: Peças cujos fabricantes possuem a política de reposição automática em forma de cortesia;
  • Garantia Retida: quando o Fabricante exige que a peça seja enviada para avaliação técnica da própria fábrica. Este processo tende a demorar cerca de 45 dias ou mais. A garantia da peça poderá ser concedida ou negada.

Como proceder no envio de mercadoria em garantia:

Enviar as mercadorias como garantia, apenas quando a peça for aplicada e apresentar problemas.

Utilizar o CFOP 5949 dentro do estado ou 6949 fora do estado. O retorno desta mercadoria será realizado no CFOP 5949.

Informar nos dados adicionais o Número da Nota Fiscal de Origem.

Enviar o Relatório de Ocorrência Preenchido e sempre enviar a peça com certificado preenchido.

"A Falta do certificado original corretamente preenchido e comprovante de venda ao cliente final (nota fiscal ou cupon fiscal) que são documentos exigidos pelo fabricante, ocasionará na improcedência da garantia pela falta de documentação. O preenchimento do certificado é obrigação do aplicador e não do distribuidor."

Retorno da Solicitação de Garantia:

O retorno de garantias é realizado através do envio de uma peça nova (procedente) ou com o envio da peça cuja garantia foi negada, juntamente com Laudo Técnico do Fabricante.

Caracteriza-se garantia procedente, quando as peças apresentam falhas ou alterações de suas funções provocadas exclusivamente pelo defeito de fabricação, estando elas dentro do prazo de garantia.

Considera-se garantia improcedente nos casos em que a peça foi aplicada indevidamente, uso incorreto, alteração das características do produto, falta de componentes, documentação incompleta, estar fora do prazo de garantia, entre outros.

Para os casos de garantia procedente, se o cliente optar em não ficar com a nova peça, ele poderá emitir uma nota fiscal de devolução simples (CFOP 5411) e encaminhar de volta à Scherer S.A, que concederá o crédito ao cliente.

"De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), para ter direito à garantia do produto, é necessário que o consumidor apresente o Certificado de Garantia do Produto e Nota Fiscal Consumidor devidamente preenchido e dentro do prazo de garantia estabelecido. A elegibilidade é o 1º item de verificação para análise do produto"

Caso so a peça tenha apresentado problemas anteriormente a aplicação, ou foi enviada errada para o cliente, entrar em contato com seu Vendedor, pois se trata de devolução simples e não de garantia.

No caso de devolução simples utilizar CFOP 5411/5202 ou 6411 fora SC. Neste caso o cliente receberá o crédito da mercadoria através de sua Nota de Devolução.

Contatos:

Matriz:
Francisco Beltrão:
Florianópolis:
Santo Ângelo:
Chapecó:
Caxias do Sul:
Concórdia:
garantiasfico@scherer-sa.com.br
Lages:
Toledo:
Joinville:
Passo Fundo:
Içara:
garantiasficri@scherer-sa.com.br
São Miguel do Oeste